quarta-feira, 10 de março de 2010

Gémeos


Manos Sampaio (mais pormenores aqui)

Tenho uma amiga que namora com um gémeo idêntico. Os manos são iguaizinhos, até nos óculos.
Confidenciava-me que não acha muita piada e que gostaria muito mais se o namorado não tivesse um irmão idêntico. Claro que ela os sabe distinguir mas mesmo assim há situações que a deixa muito desconfortável. Não quis desenvolver e eu respeitei porque pareceu ser um assunto delicado.
Não serão as pessoas as causadoras deste incómodo? Pelas perguntas e comentários que fazem mesmo que seja para “fazer conversa”. Não estará implementado na cabeça das pessoas que os gémeos não têm muita individualidade? Nunca convivi de perto com nenhum gémeo e a ideia que tenho é que toda a gente pergunta se eles fazem e pensam de forma semelhante. São pessoas que têm uma relação muito especial mas são assim tão análogas?
A ligação que começa na barriga da mãe parece ser o ponto de encontro mais precoce que com as outras pessoas. O facto de conviverem na mesma casa, com as mesmas pessoas, com a mesma educação também pode contribuir para o vínculo forte.
Mas há coisas que não nunca poderão ser idênticas mesmo em pessoas aparentemente iguais.

2 comentários:

  1. Ultimamente não, até porque já não estamos tanto tempo juntos como antigamente, mas antes éramos sempre bombardeados com as mesmas perguntas estéreis que qualquer pessoa com dois dedos de testa evitaria fazer: se um de nós é mais inteligente que o outro, se sentimos quando acontece algo ao outro, se já trocámos de namorada... Como se não bastasse, 90% rematava que gostaria de ter um irmão gémeo. Haja paciência!

    Aquilo que tenho dito há anos é aquilo que tu escreveste no penúltimo parágrafo: se vivemos e, sobretudo, crescemos no mesmo meio, com o mesmo grupo de amigos e familiares, é natural que haja mais semelhanças (para além das físicas) do que nos irmãos normais. Mas cada um tem opinião e personalidade singulares, como é óbvio. Não é preciso ser-se muito perspicaz para o perceber.

    E pronto, isto tudo para escrever que nos últimos dias tens estado a ler os comentários de um génio... perdão, gémeo. Ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há três meses nasceram gémeos na minha família, primos.
      Derreto-me e perco-me a olhar para eles que são já pessoas tão diferentes e fico ansiosa para continuar a fazer parte do seu crescimento e individualidade.
      Adoro a cumplicidade entre irmãos e nos gémeos esta é ainda mais forte.
      Gostei de saber dessa tua característica.

      Eliminar

Junta-te à conversa!